O dia 1º de maio sempre foi muito festejado nas Oficinas da Estrada de Ferro Leopoldina de Porto Novo. Tinha missa campal com a participação da maioria dos ferroviários alemparaibanos e seus familiares, além de políticos, dirigentes sindicais de diversas categorias e povo em geral. A grande festa era sempre iniciada com a chegada de uma das duas corporações musicais de Além Paraíba – um ano era a Sociedade Musical Carlos Gomes, no outro a Sete de Setembro. A imagem acima, publicada em rede social (facebook) por Paulo César Proença, nos lembra uma dessas comemorações, pelos idos dos anos da década de 1.950, com a chegada da Sociedade Musical Carlos Gomes, liderada pelo maestro Nestor Monteiro…
(Foto / texto: https://www.jornalalemparahyba.com.br/2019/10/10/1o-de-maio-nas-oficinas-da-estrada-de-ferro-leopoldina-de-porto-novo/).
São Geraldo/MG: a estação de São Geraldo-MG foi inaugurada em 1.880, sendo ponta de linha até 1.885, quando foi inaugurada a estação seguinte, de Coimbra.
De Ubá a Viçosa era uma subida de 30 km, considerada por muitos um dos trechos mais bonitos de toda a Leopoldina.
Pelo menos até 1.980 ainda trafegavam pelo trecho de São Geraldo trens mistos, trazendo passageiros para a estação. Aqui também chegavam e partiam, até 1.972, trens de passageiros que vinham de Juiz de Fora pelo ramal do mesmo nome, e subiam para além de Furtado de Campos, estação de entroncamento do ramal.
Também existia em São Geraldo uma grande oficina da Leopoldina, que foi ativa até os anos 1.990, a qual foi retratada acima em 1.966.
(Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_mg_tresrios_caratinga/sgeraldo.htm).
Bicas/MG: A estação de Bicas foi inaugurada em 1.879 pela Cia. União Mineira, e incorporada, com a linha, pela E. F. Leopoldina em 1.884. Ela fazia parte originalmente do ramal de Serraria, desativado em 1.904 e com esse trecho da linha incorporado à linha Três Rios-Ubá.
Acima: oficinas da Leopoldina em Bicas-MG.
(Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_mg_tresrios_caratinga/bicas.htm).
Registro fotográfico apresenta a movimentada Rua dos Operários, em frente ao portão das Oficinas da Leopoldina Railway, em Bicas/MG.
Trem da Leopoldina circulando com passageiros pendurados, os chamados “pingentes” - março de 1.955.
Registro fotográfico de um evento esportivo no campo de esportes do Liceu Operário (escola para filhos de ferroviários). Nela podemos ver o centro antigo de Bicas, estado de Minas Gerais, destacando a área das oficinas; o belo e imponente prédio da então Câmara Municipal, que assim funcionou até sua emancipação, quando o mesmo prédio se tornou sede da Prefeitura de Bicas e o também belo e imponente prédio do Grupo Escolar, vendo-se ao fundo a Igreja Matriz, ainda, sem sua torre, erguida em 1932
No Ramal do Cantagalo, a Leopoldina construiu três pátios com galpões e oficinas, o primeiro em Cachoeiras De Macacu, o segundo em Teodoro De Oliveira, e o terceiro em Cantagalo.
Na foto acima uma Garratt nas oficinas de Cantagalo/RJ.
Pátio de carga e descarga de trens e complexo de manutenção de locomotivas da Leopoldina Railway em Petrópolis/RJ, bairro Alto da Serra. Vê-se à esquerda no alto a igreja de Santo Antonio.