top of page
efl-garratt-380.jpg

Ficha técnica da locomotiva Garratt nr. 380

Locomotivas Garratt: a E.F. Leopoldina adquiriu nos anos 1.920 quatro vaporosas de rodagem 2-4-2+2-4-2 e posteriormente (até 1.943) outras 16 unidades com a rodagem 4-6-2+2-6-4.

A Garratt é um modelo de locomotiva articulada característico pelo posicionamento do tanque d’água e combustível, que ficam localizados nas extremidades da máquina. Articulada em três partes, as rodas ficam posicionadas nos tênderes, ao passo que a caldeira e cabine são suspensas, servindo como articulação. Esse modelo de locomotiva é facilmente reconhecido pelo comprimento, e disposição simétrica das rodas de forma similar às locomotivas convencionais.

 

A locomotiva Garratt foi desenvolvida pelo engenheiro britânico Herbert William Garratt, visando duplicar a potência das locomotivas, para reduzir a necessidade de tração múltipla, o que é particularmente difícil com locomotivas a vapor. Locomotivas maiores e mais potentes a vapor requeriam mais eixos, o que certamente compromete a articulação. Também exigem mais combustível e água, o que também é limitado pelo tênder.

 

O modelo de Garratt consistia na colocação de dois blocos de rodas, de modo a permitir que a locomotiva funcionasse como duas menores. A principal disposição possível era colocar a caldeira e cabine suspensas com as articulações nos truques, o que reduz as restrições de tamanho e peso das locomotivas tradicionais, nas quais a caldeira é posicionada diretamente sobre os eixos, e também os tanques de água e combustível, que nos vagões tênder convencionais, ficam juntos e também restritos em espaço e peso. As Garratt, portanto, podem ter tanques de combustível bem maiores, o que garante uma maior autonomia, e uma caldeira maior e com fornalha mais larga, o que confere à máquina um melhor rendimento do que nos modelos tradicionais. Também podem ser mais pesadas, visto que a maior quantidade de eixos distribui muito bem o peso da locomotiva.

 

As Garratt tornaram-se populares em ferrovias de bitolas estreitas em todo o mundo, e destacaram-se por fazer mais sucesso que as locomotivas Mallet, em função de serem totalmente articuladas(logo, adequavam-se melhor em curvas) e possuírem melhor distribuição de peso, autonomia e eficiência em relação a essas máquinas articuladas de caldeira longa, que apresentavam praticamente as mesmas restrições das vaporosas comuns. Como todo modelo de locomotiva articulada, foram amplamente utilizadas em ferrovias de bitolas estreitas, nas quais as restrições de curvas são mais comuns, embora tenham sido também usadas em ferrovias de bitola larga e grande gabarito, já que são locomotivas imponentes e grandes, capazes de puxar composições grandes e pesadas. Também eram práticas nas operações, apesar do tamanho, visto que operam muito bem em ambos os sentidos, sem precisar ser invertidas em um virador, o que era um grande avanço em relação às locomotivas a vapor da época.

 

A única desvantagem das Garratt é a redução da aderência decorrente da redução do peso da locomotiva à medida que o combustível e água são consumidos durante o uso, que torna-se mais acentuado visto que os tanques que ficam diretamente em cima dos truques, e não a caldeira.

(Fonte texto: http://www.ferreoclube.com.br/2016/07/29/locomotivas-garratt/).

​(Fonte imagem: https://www.flickr.com/photos/124446949@N06/38854737574).

efl-garratt-tab1.png

As locomotivas Garratt da E.F. Leopoldina.

(Fonte: http://vfco.brazilia.jor.br/vapor/Locomotivas.Garrat.Brasil.shtml).

efl-garratt-1.jpg

Locomotiva a vapor Garratt da Leopoldina em Petrópolis - fotografia dos anos 1.940.

(Fonte: http://www.ferreoclube.com.br/2018/01/26/companhia-e-f-leopoldina/).

efl-garratt-383.jpg

Locomotiva a vapor Garratt da Leopoldina nr. 383 tracionando uma composição de passageiros.

(Fonte: https://www.facebook.com/eliezerpoubelmagliano/photos/beyer-garrat-leopoldina-railway-383-e-sua-equipagem-com-trem-de-passageiros/721489198323123/).

efl-garratt-392.jpg

Locomotiva a vapor Garratt nr. 392 - fotografia dos anos 1.940.

(Fonte: http://www.beyergarrattlocos.co.uk/pics5.html).

efl-garratt-400.jpg

Locomotiva a vapor Garratt nr. 400 - foto do fabricante.

(Fonte: http://www.ferreoclube.com.br/2016/07/29/locomotivas-garratt/).

bottom of page