A pioneira estação São Paulo foi inaugurada em 10 de julho de 1.872 pela Estrada de Ferro Sorocabana, ficando esta ao lado da Estação da Luz, o que facilitava o bandeamento do café para a São Paulo Railway, a única ferrovia que fazia o trajeto da capital ao porto de Santos à época.
Foto: a estação original de São Paulo, na época da inauguração, em 1875. Do livro dos 90 anos da EFS.
(Fonte: https://www.estacoesferroviarias.com.br/s/spaulo.htm).
A estação pioneira São Paulo em 1.913, com o prédio da segunda estação em construção ao fundo. Notar ainda a inscrição "Sorocabana-Ytuana":
(Fonte: https://www.estacoesferroviarias.com.br/s/spaulo.htm).
A estação pioneira São Paulo, pouco antes de sua demolição.
(Fonte: https://www.estacoesferroviarias.com.br/s/spaulo.htm).
Em 1.914 foi inaugurada uma nova Estação São Paulo, de maior porte, ao lado da estação pioneira, sendo esta mais tarde uma "estação provisória" ou seja, funcionaria enquanto não se concluíssem as obras da terceira e última estação da cidade de São Paulo, que mais tarde seria chamada de Estação Júlio Prestes.
Foto de sua construção, em 1.912.
(Fonte: https://www.estacoesferroviarias.com.br/s/spaulo-nova.htm).
A Nova Estação São Paulo de 1.914, servindo como tal, em julho de 1.924, durante a revolução, com as tropas à sua frente. Foto da Revista da Semana, de 09/08/1.924.
(Fonte: https://www.estacoesferroviarias.com.br/s/spaulo-nova.htm).
A construção da terceira e última estação da Sorocabana na cidade de São Paulo - atual estação Julio Prestes - demorou mais de dez anos, iniciando-se em 1.926 e sendo inaugurada somente em 15/10/1.938.
Entretanto, é sabido que em 1.930, com a conclusão da área das plataformas, o embarque passou a ser feito já nesta estação, ainda longe de ser acabada, desativando-se a segunda estação de 1.914, ao seu lado. Houve até uma inauguração formal no dia 13 de maio daquele ano.
Com a conclusão da obra em 1.938 houve nova inauguração do prédio. Somente a partir de 1.951 é que o nome Júlio Prestes foi adotado.
Foto de 1.930: nota-se a grande quantidade de veículos "Ford" no serviço de táxi.
(Fonte: https://www.oocities.org/trens_efs/efs_constr9.html).
A estação Julio Prestes em 1.930, ano de sua primeira inauguração, de forma parcial.
(Fonte: https://www.estacoesferroviarias.com.br/j/jprestes.htm).
A estação Julio Prestes em 1.930, apenas com a gare em funcionamento.
(Fonte: https://www.estacoesferroviarias.com.br/j/jprestes.htm).
A estação Julio Prestes vista do alto, em 2.008. No canto superior esquerdo, a gare de onde saem os trens da CPTM e no passado saíam os trens da Sorocabana. Ao fundo, as linhas da ex-Santos a Jundiaí, com diversos trens da CPTM que correm na linha Luz-Jundiaí. A estação da Luz não aparece na foto e está à direita, bem como está também à direita, antes da Luz, o prédio onde funcionou a estação da EFS entre 1.914 e 1.930, podendo-se ver um pequenino pedaço dele no canto direito inferior.
(Fonte: https://www.estacoesferroviarias.com.br/j/jprestes.htm).
A estação Julio Prestes em 2.020. Atualmente abriga a sede da Secretaria de Cultura de São Paulo e, desde 1.999, a casa de concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Sala São Paulo.
Ao seu lado direito avista-se o prédio da antiga estação São Paulo construída em 1.914, que substituiu a primeira das estações da Sorocabana na capital paulista. Hoje neste prédio funciona o "Memorial da Resistência de São Paulo".
(Foto: Google Maps - julho/2.020).