top of page
vfflb-1.jpg

A Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) foi criada em 1935 durante o governo do presidente Getúlio Vargas, pela tomada de posse pela administração pública da empresa Compagnie de Chemins de Fer Fédéraux de l'Est Brésilien (CCFFEB).

 

A VFFLB reuniu cinco estradas de ferro dos estados da Bahia e Minas Gerais, a Estradas de Ferro Bahia ao São Francisco, a Estrada de Ferro Central da Bahia, a Estrada de Ferro Centro-Oeste da Bahia, a Estrada de Ferro Santo Amaro e a Estrada de Ferro Petrolina a Teresina.

 

O primeiro trecho da ferrovia partia da cidade de Salvador, sendo construído em 1.860, chegando até Alagoinhas três anos depois. Em 1.881, foi aberto uma nova linha de Alagoinhas para Timbó, no norte do estado da Bahia. Na sequência, a Ferrovia atravessou a divisa com o estado de Sergipe, passando pelas cidades de Aracaju e Propriá, num total de 552 quilômetros.

 

A ferrovia foi e ainda é um componente fundamental da malha ferroviária brasileira, pois ligava os sistemas sudeste e leste do país. Em 1.957 foi incorporada à RFFSA. Após a privatização desta rede, em 1.997, passou a pertencer à FCA - Ferrovia Centro Atlântica.

A imagem acima mostra o mapa das linhas da VFFLB publicado em um suplemento da Revista Ferroviária, de 1.961.

(Foto: http://www.pell.portland.or.us/~efbrazil/vfflb_mapa.html).

bottom of page